Voltei agora do Rio, onde foi apresentar o nosso trabalho, o ClicaMaravilha.
Participei - de penetra- no Primeiro Encontro de Inclusão Visual em 2004.
Na época, 5 anos atrás, adooorei. Foram apresentados -relativamente- poucos projetos e tinha mais organização, graças às verbas públicas, é claro!!! O que eu aprendi naquela epoca foi de mais!!
Eu estava "antenada" - com todo os sentidos abertos à novas idéias - e aprendi muuuuito!! E, acho, coloquei na prática minha aprendizagem, visto os resultados obtidos!
Esse ano de 2009 foi um ano de crise (boa desculpa para todos)!
Ano passado foi convidada -pois ganhei o primeiro prêmio- para o FestFotoPoA mas não consegui chegar lá por falta de verba e para o estress do organizador.
Dois meses atrás resolvi que, como minha vida vai mudar bastante de agora em diante, voarei até Rio e participarei desse V° Encontro de Inclusão Visual, para apresentar oficialmente o Clica na espera que, através dos "multiplicadores", o projeto continui andando sozinho...
Toda criança, a um certo ponto deve crescer, aprender e encontrar seu rumo... espero que assim seja com esse projeto pelo qual eu batalhei bastante!!!
Mas... o que encontrei esse ano nos Encontros?... Bastante gente atrasada, estressada, sem muita vontade de trocar idéias. No final resolvi fazer a mesma coisa... deixei de lado o Encontro e aproveitei, na ultima manhã, para dar uma voltinha da cidade e ver umas expos do FotoRio.... algumas das quais abrem depois de meio dia... então... no final nem vi muitas coisas..
Voltando a Inclusão visual... termo que me dá arrepio, prefiro Educação, mas depois de uma troca de idéias com Simone (todos meus parabéns a ela pela disponibilidade, gentileza e carinho) concordo com ela que também esse termo não é dos melhores... nessa altura ninguém mais vai encontrar uma palavra - a palavra certa - que nos dá a "idéia- ilusão" de ser um pouco mais livres, de estar lutando por uma causa melhor... sei lá.
Enfim.. como sempre estou jogando palavras aí sem muito sentido pela maioria (para mim tem muito)
Fotógrafo é bicho escroto. Se diz tímido, não quer falar, mas quando começa ninguém o detém.
Diz ser atento ao mundo em sua volta, mas na maioria das vezes é somente atento às suas próprias sensações. Em geral, é muuuuito egoista!!
Pensa que é bom compartilhar coisas, idéias, cachaça e piadas. Mas na verdade, a maioria das vezes, quer que os outros comparilhem "suas" idéias e suas piadas.
Sei que estou soltando palavras ao vento que pouquissimas pessoas vão entender (eu também sou fotografa com todos - ou quase- os difeito descritos acima).
Enfim, era pra dizer que eu senti um pouco falta de uma troca de idéias mais profunda com o pessoal, especialmente com os grupos do Rio, que pelo visto tem mais anos de experiência e poderiam ajudar.
A iniciativa dos Encontros de Inclusão Visual é muuuuito boa e valiosa. Parabéns a todos os organizadores e aos representantes dos diferentes projetos. Conheci várias pessoas interessantes e espero que no prossimo ano, mesmo com problemas, esses encontros continuem e que o Clica possa enviar seus novos representantes mais uma vez.
Obrigado por tudo isso
Nessun commento:
Posta un commento